Artigos

BioNathus Jundiai

Conhecendo nosso Trabalho!

Certamente você já experienciou algo que foi marcante e está em suas lembranças até hoje. Pode ter sido um filme que assistiu, um pôr do sol na praia, uma conversa inspiradora, um livro, o nascimento de um filho… Isso se chama plenitude, o momento em que você vive e desfruta a vida.  Nossa mente está sempre oscilando entre pensamentos do passado ou futuro, mas quando ela ancora no presente, este se torna um presente, pois nos possibilita vivenciar experiências que nos enriquecem.

Para saber ou identificar os pensamentos, deve-se perceber os sentimentos e ações. Pensamentos construtivos geram sentimentos agradáveis e boas ações. Pensamentos destrutivos geram desgraças. Mesmo que em diferentes níveis, tudo neste plano é consciência. Para alguns sábios, vida e consciência são uma mesma coisa. Tudo o que foi ou está sendo materializado neste plano físico, passou antes pela intenção ou um pensamento de manifestar algo. Isto é chamado de poder criativo da mente, que constantemente cria a realidade que vivemos. Todas as situações ou condições em que nos encontramos foram criadas consciente ou inconscientemente por nós mesmos. E o que temos criado hoje em nossa vida? Existem diversas ferramentas que trazem clareza e foco para a mente, diminuindo assim suas flutuações.

O  BioNathus oferece algumas destas ferramentas de desenvolvimento pessoal que podem possibilitar em aprendizado profundo em sua vida. Práticas e aprofundamentos com Yoga, Cursos e Workshops, Sessões Individuais de Coaching,  Naturologia, entre outras.

Os coordenadores do BioNathus Michele Chow e Thiago Castillo Salin trabalham com Yoga e desenvolvimento pessoal há cerca de 13 anos, e possuem diversas formações e experiências profissionais no Brasil, Índia e Tailândia. Você está super convidado(a) a vir conhecer nossos trabalhos.

Yoga

A prática de Yoga é composta por exercícios respiratórios, posturas que envolvem força, alongamento e equilíbrio, além de técnicas de relaxamento, concentração e meditação. A prática integrada conduz ao praticante a uma sensação de bem-estar, presença e serenidade.

Alguns benefícios da prática:

  • Aspectos físicos: a prática auxilia no aumento da imunidade do corpo, melhora a circulação sanguínea, flexibilidade, força, e da capacidade pulmonar
  • Aspectos mentais: traz foco, concentração e harmonia
  • Aspectos emocionais: ajuda a gerenciar o estresse onde o indivíduo começa a agir com mais equilíbrio diante das adversidades
  • Compreensão dos valores humanos e da vida.

Coaching  –  Life Coaching

 É um processo estruturado que auxilia o individuo a se enxergar e definir seus propósitos de forma clara e que reflitam com seus valores. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis do processo de alcançar o que ela quiser, e de se tornar o que ela realmente é. Através de ferramentas específicas com perguntas e tarefas, a pessoa ampliará suas percepções, ressignificando crenças limitantes e mudando hábitos de forma a atingir metas ou objetivos.

Naturologia

A Naturologia utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive.

O naturólogo tem uma formação acadêmica onde o profissional é diferenciado por ter uma visão holística nos tratamentos ao ser humano, pois trabalha integrando os aspectos físicos, mentais, emocionais e energéticos, e suas relações harmônicas.

O objetivo principal no Tratamento Naturológico é restabelecer o equilíbrio energético, que por conseqüência traz a manutenção da saúde do individuo, aumentando auto estima e auxiliando no combate ao estresse, depressão, dores, fobias, enxaquecas, obesidade, insônia, entre outras.

Para maiores informações entre em contato.

(11) 3395-8898 (11)9.8404-1178 (11) 9.9995-9293

contato@bionathus.com.br

O *Yogui é Sustentável!

Sustentabilidade é um conceito recente que começou a ser Sustentabilidade Yoga Jundiaidelineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972, e ganhou forma em 1987. Existem quatro características básicas para que um empreendimento humano se torne sustentável, são elas: ser ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo e culturalmente diverso. O tema tem se tornado cada vez mais discutido e popular. Muitas empresas e pessoas estão sendo verdadeiramente tocadas pela necessidade de crescer de forma equilibrada e respeitosa. E outras, apenas tiram proveito da demanda para construirem um marketing positivo e sair na vantagem com o tema.

O Yoga é uma filosofia, ou uma cultura, que nasceu na India há cerca de 5000 anos. Apesar de ser tão antigo, esta prática se popularizou no ocidende à pouco tempo. Com um crescimento geral desenfreado das últimas décadas,  surgiu uma grande busca por ferramentas que promovem auto desenvolvimento e bem estar, e o Yoga se encaixa com sucesso neste perfil. Acontece, que muito antes de surgir o conceito de sustentabilidade, Patanjali, que escreveu a grande obra Yoga Sutras, à cerca de 2300 anos atrás, já trazia os princípios éticos de um Yogi, que hoje, se aplicam a uma vida sustentável.

Patanjali deixou um guia completo para um Yogi, sendo que os primeitos passos, as raízes e tronco da árvore, são os Yamas e Nyamas. São preceitos éticos, no qual exemplifico apenas com os dois primeiros, o quanto o caminho de um Yogi se encaixa com uma vida sustentável.

O primeiro é o Ahimsa, a não violência, que se aplica ao termo ecologicamente correto, pois a prática da não violência exige respeito com o sistema. O segundo é Satya, a verdade aplicada em palavras, pensamentos e ações, desta forma haveria transparência nas informações, saberíamos a real origem dos alimentos e as intenções seriam muito mais verdadeiras. Com Satya com certeza o economicamente viável e socialmente justo seria praticado.

Além desta parte mais filosófica, a vida de um Yogi é uma prática sustentável porque: não necessita, nem depende de aparelhos que consomem energia elétrica; não polui; promove saúde e qualidade de vida, portanto um Yogi vai gerar menos toxinas, lixo e poluentes para a terra e lençóis freáticos; o Yogi prioriza um consumo consciente pela busca sattva (pureza), priorizando alimentos com uma maior quantidade de energia vital, ou seja, as raízes, sementes, frutas, verduras, e é claro, de origem orgânica; um Yogi busca simplicidade, priorizando o Ser e não o Ter.

Além destes exemplos sustentáveis citados, com toda certeza, existem muitos outros que fazem parte da vida de um Yogi, principalmente a busca de estar consciente de todas as ações e escolhas. Claro que não é necessário ser um Yogi para praticar o conceito de sustentabilidade, mas para ser um verdadeiro Yogi, sim, é preciso ser ético e sustentável.

*Yogui = Praticante de Yoga Yoga SustentabilidadeMichele Chow: Naturóloga, prof.de Yoga e Terapeuta Ayurvêda

O que você relogiotem feito com o seu tempo?

por Michele Chow e Thiago Castillo Salin

Muitos são os fatores que buscamos para se alcançar a tão desejada qualidade de vida. Estamos à procura de saúde, segurança, realização profissional, bom relacionamento familiar, lazer, entre outros. Mas tem algo que tem gerado insatisfação na maioria das pessoas e essa insatisfação está relacionada com o tempo.

Parece que o tempo tem passado cada vez mais rápido e muitas vezes nos deixando com aquela sensação de que não teremos tempo para fazer o que precisa ser feito. Eu e, com certeza, você já reclamamos ou sentimos a falta dele. Geralmente essas reclamações são de que não há tempo suficiente para se terminar algo que começou ou então estar com a família, filhos, amigos, para o lazer, praticar esportes ou até mesmo cuidar da saúde. Recentemente tenho observado em meu consultório queixas da falta de tempo para o básico como comer, dormir, tomar água e até mesmo para viver, já pensou? São tantas as questões que nos conduzem a acreditar que o grande vilão chama-se tempo.

A minha pergunta é: se não há espaço para o essencial, para o que você tem dedicado o seu precioso tempo? O que você tem priorizado em sua vida? O que você considera importante para se ter qualidade de vida? Segundo o dicionário Aurélio, vida é o tempo de duração das coisas e o espaço de tempo compreendido entre o nascimento e a morte. O que você tem feito por ele (tempo) ou por ela (vida)?

O termo “qualidade de vida” vem ganhando muita popularidade nos dias de hoje, e as pessoas até sabem da sua importância. No entanto, existe uma dificuldade para priorizar os aspectos considerados fundamentais da vida. Comumente nos limitamos em crenças que impedem a nossa mente de acreditar que a vida não precisa ser dura, ou melhor, a vida pode ser plena e isso está diretamente relacionado com a qualidade das nossas ações e escolhas. Para isso, priorize aquilo que é importante e proporciona felicidade.
Comece focando nas ações que trazem bons resultados nas diversas áreas da sua vida. Por exemplo: quais ações me trazem saúde? Quais ações me conduzem ao sucesso profissional? Quais ações geram harmonia e conforto familiar? Saber administrar o tempo é saber planejá-lo, considerando as suas necessidades e prioridades. Em sua agenda semanal, escreva tudo que precisa ser feito considerando tais prioridades.

Lembre-se que o excesso de controle e rigidez geram tensão e estresse.  Um fator essencial é a flexibilidade e o equilíbrio, atributos importantes para uma vida saudável. Administrar o tempo não significa tornar-se rígido, pelo contrário, é gerar oportunidades e janelas para direcioná-lo para aquilo que realmente contribui para você e a sociedade. Muitas vezes olhamos apenas em uma direção e deixamos de ver o todo, assim, acabamos perdendo as muitas possibilidades ofertadas pela vida.

Estar feliz e em equilíbrio é um ato de generosidade. Desta forma, você irá oferecer o melhor de você para todos aqueles que estiverem ao seu redor. Aconselho algo muito importante: dedique seu amor e respeito pela vida, pois ela é preciosa e precisa do seu tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Bem-vindo ao Blog do BioNathus! Aqui você confere nossas atividades, artigos e muito mais. Para mais informações acesse www.bionathus.com.br

%d blogueiros gostam disto: