Yoga

Yoga Jundiaí

Yoga Jundiai

Pratique Yoga no BioNathus

      Para obter sucesso em qualquer ação, a saúde integral é essencial, pois quando ela está presente temos energia e vitalidade para a realização das atividades diárias. A prática de Yoga se enquadra neste contexto de saúde, pois todos os aspectos são valorizados. Segundo o grande Yogi B.K.S. Iyengar, o Yoga é uma ciência integrada que pode devolver ao ser dividido do homem a sua totalidade e a saúde plena.

*saúde integral engloba a saúde física, emocional, mental e espiritual.

E o que é Yoga?

      Yoga é uma prática milenar que consiste em Asanas (posturas estáveis e conscientes), Pranayamas (exercícios respiratórios), Shavasana (relaxamento), Dharana (concentração) e Dhyana (meditação).

      O termo Yoga vem da raiz sânscrita Yuj que significa vincular, unir, juntar. É a união entre corpo, emoções, mente e alma. Aprofundando um pouco mais, é a união do ser individual, ou seja, o corpo físico e a nossa personalidade (Jiva), com o Ser Cósmico chamado Brahman / Deus Supremo. O Yoga reúne estes dois aspectos formando a unidade. O ser individual, quando plenamente integrado com o Ser Cósmico, é chamado de Atman. A função do Yoga é nos conectar com esta Unidade sempre presente, auxiliando a recordar e nos tornar cada vez mais conscientes dela. Deste modo, o Yoga facilita a compreensão dos padrões mentais e emocionais que nos distanciam da experiência de Unidade. Assim sendo, o Yoga nos torna livre!

“Os Asanas não são posturas que você realiza mecanicamente. Envolve atitude mental. Encontrar o equilíbrio entre movimento e resistência” B.K.S. Iyengar

Alguns benefícios para o Praticante

  • Melhora a saúde geral do corpo;
  • Aumenta o autocontrole e o gerenciamento dos níveis de stress;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Previne doenças, aumentando a imunidade;
  • Aumenta a flexibilidade, descontração e elasticidade articular;
  • Motiva, promove a alegria e o bem-estar;
  • Traz força, resistência e resiliência;
  • Proporciona uma mente tranquila, focada e concentrada;
  • Traz autoconhecimento e equilíbrio das emoções;
  • Equilibra as funções orgânicas, facilitando a digestão;
  • Aumenta a capacidade e reeducação respiratória;
  • Promove o relaxamento;
  • Contribuiu para a compreensão dos valores humanos e da vida.

ESTILOS DE YOGA PRATICADOS NO BIONATHUS

BioFlow Yoga – a prática do fluir com a vida!

O que é?

Uma atividade desenvolvida a partir da sabedoria milenar do Yoga clássico com os principais métodos do Hatha Yoga moderno. Nela estão combinados três aspectos fundamentais:

  • A percepção dos principais processos que compõem a vida – Bio
  • A compreensão e adequação do papel de cada um no fluxo dinâmico da existência – Flow
  • A união entre corpo, mente e espírito com o Universo que nos rodeia – Yoga

Qual é o objetivo da prática?

O BioFlow Yoga tem como principal objetivo ampliar o fluxo de vitalidade no corpo, criando as condições ideais para que você seja capaz de reconhecer a sua verdadeira essência. E a partir desse reconhecimento, encontre e fortaleça o seu propósito na vida, trazendo mais saúde, equilíbrio, harmonia, alegria e serenidade em todas as circunstâncias.

Como isso acontece?

Através de uma sequência de atividades criadas especialmente para que você:

  • Conheça um pouco mais a vertente filosófica do Yoga,
  • Experimente posturas (ásanas) que somam alinhamento com fluidez,
  • Pratique exercícios respiratórios (pranayamas) que aumentam a oxigenação do sangue,
  • Aprenda a relaxar o corpo completamente, de modo consciente,
  • Aquiete a mente, aumentando a concentração e atingindo o estado de meditação.

BioFlow Yoga II

Um nível mais avançado, voltado para os que já adotaram a prática regular de Yoga e desejam ir além. Todos os níveis da prática ganham mais intensidade e profundidade – ferramentas que visam o autoconhecimento também são exploradas durante as aulas.

 Hatha Yoga/ Baseada no Método Iyengar

Iyengar Yoga é uma prática inspirada nos ensinamentos do prof. B.K.S Iyengar. A aula caracteriza-se por enfatizar o alinhamento postural e consciência corporal em cada movimento. O método permite a prática não só àqueles habituados às atividades esportivas, mas também às pessoas com restrições físicas, lesões, problemas posturais ou sedentárias. Isso é possível graças ao uso de acessórios – “props” (apoios) – que funcionam como “professores assistentes”. São bloquinhos, almofadas, cintos, pranchas e cadeiras que auxiliam à entrada nas posturas respeitando os limites individuais ao mesmo que extraem o alinhamento e equilíbrio necessários dos praticantes.

O Iyengar Yoga ajuda a desenvolver um corpo firme, uma mente estável, focada e um espírito colaborativo. Habilidades desejáveis nos dias de hoje em todas as áreas da vida. As aulas são indicadas para gestantes ou pessoas em qualquer condição física.

Benefícios Físicos do Iyengar Yoga

Força – as posturas tonificam todo o corpo (isometria).
Resistência – aumenta o rendimento físico.
Flexibilidade – cultivo do corpo saudável através do correto alongamento.
Postura – conquista de uma postura ereta sem esforço.
Energia – melhora do funcionamento das glândulas, renovando a disposição diariamente.
Saúde – um estado permanente de bem estar através do corpo e mente estáveis.
Benefícios Mentais do Iyengar Yoga

Concentração – a “entrada” em cada postura estende e aumenta a concentração.
Estabilidade Emocional – o contato direto com o corpo desenvolve emoções positivas, senso de segurança e calma.
Paz – estabilidade no corpo, mente disciplinada e respiração fluida geram senso de confiança e paz.
Liberdade – a constância na prática conduz à liberdade de comportamentos e emoções negativas.

Vinyasa Flow Yoga

Prática fluida, vibrante e vigorosa que permite a desintoxicação do corpo e da mente.

Este estilo dinâmico de Yoga contribui para que o participante entre no estado de “Flow” – estado que nos ajuda a dominar a dança dinâmica entre os desafios que encontramos na vida e a nossa capacidade de superá-los.

A prática de Vinyasa Flow Yoga promove força, flexibilidade e concentração, sendo ideal para as pessoas que buscam e gostam de uma prática de Yoga mais forte e intensa.

Principais benefícios:

– Posturas sincronizadas à respiração, que geram calor – essencial para a queima de toxinas físicas, mentais e emocionais,
– Dissolve padrões restritivos do corpo,
– Tem caráter meditativo – meditação em movimento – por meio da observação da respiração, das sensações físicas e das emoções,
– Cria um processo através do qual o corpo pode liberar hormônios de estresse (adrenalina e cortisol), liberando assim também a tensão mental (raiva, medo, angústia),
– Produz mecanismos de liberação de endorfina que combatem a depressão,
– Produz estados curativos de consciência: alegria, prazer, bem-estar e relaxamento.

“Saúde é riqueza, paz na mente é felicidade, Yoga mostra o caminho”. Swami Vishnudevananda

Conhecendo mais sobre Yoga – Filosofia

Yoga Chitta Vritti Nirodha. Yoga está além dos Asanas…

Yoga é uma técnica milenar nascida na India. Por volta de 2300 aC um homem chamado Patanjali copilou o Yoga que já existia e colocou-o em um metodologia arraigada de conhecimentos e práticas. As posturas físicas trabalham o corpo em todas as suas camadas, não apenas a parte externa, ou muscular, mas também órgãos, células, glândulas… e em níveis energéticos trabalham nossos Nadis (centros de energia no corpo).

Patanjali percebia que a mente se deixa atrair por coisas vistas ou ouvidas e que assim são criadas flutuações ou ondas de pensamentos que nos desconectam de nossa verdadeira essência. Cada pensamento gera um sentimento que aprisiona o “Eu” no passado ou no futuro, em algo que aconteceu ou que poderá acontecer. Se tivermos pensamentos bons, sentimos-nos felizes, pensamentos ruins trazem tristezas. Os nossos pensamentos criam nossa realidade. Estamos pensando todo o tempo, a mente está em flutuações constantes

“Yogaschitta Vrtti Nirodhah”, em Sânscrito esse é o termo para que de fato é Yoga, o estado de contenção (nirodhah) das flutuações (vrttis) da consciência (citta). Para que este estado possa ser experenciado a mente deve estar atenta, concentrada e inteira na ação. O Yoga oferece vários métodos para impedir essas flutuações da mente adaptando-os a diferentes capacidades dos indivíduos e aos seus diferentes níveis de desenvolvimento. Por isso, todos que praticam Yoga podem alcançar a integração entre corpo, mente, alma, e perceberem que a vida continua da mesma forma, mas internamente a maneira de enxergá-la pode ter mudado.

Talvez o maior presente que o Yoga nos da é uma mente mais serena e tranqüila, permitindo-nos sairmos do automático “estar” para o consciente “ser”, escrevendo nossa história em nossa única realidade palpável que é chamada de “MOMENTO PRESENTE”. Porém seus benefícios ainda são constantes descobertas.

Thiago Castillo Salin

Aulas Yoga Jundiai Estamos te aguardando para praticar Yoga conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Bem-vindo ao Blog do BioNathus! Aqui você confere nossas atividades, artigos e muito mais. Para mais informações acesse www.bionathus.com.br

%d blogueiros gostam disto: